Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Segunda Unidade Móvel “Mulheres e Meninas” reforça o acolhimento e proteção no município de SP
Na manhã desta quarta-feira, 17 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo entregou à população a segunda Unidade Móvel “Mulheres e Meninas”, destinada ao atendimento especializado de mulheres e meninas em situações de assédio e violência. O equipamento fortalece a atuação municipal no enfrentamento às violências de gênero.
Integrando a rede municipal de proteção, a Unidade Móvel “Mulheres e Meninas” reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da Prefeitura de São Paulo com a promoção dos direitos, da proteção e da dignidade das mulheres e meninas paulistanas, fortalecendo políticas públicas que ampliam o acesso à cidadania e contribuem para a preservação de vidas.
Além de seguir uma agenda permanente de circulação pela cidade, a Unidade Móvel promove palestras, rodas de conversa e a distribuição de materiais informativos sobre os direitos das mulheres. O serviço também oferece atendimento psicológico e social, orientação jurídica e encaminhamento para a rede de proteção, sempre com garantia de sigilo, segurança, respeito e acolhimento humanizado.
Desde a entrega da primeira unidade, em março de 2025, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania já levou o serviço a todas as regiões da capital, atuando em equipamentos públicos, organizações da sociedade civil, entidades e serviços socioassistenciais. A Unidade Móvel também esteve presente em grandes eventos da cidade, como o SP Open, GP São Paulo, NFL, Virada Cultural e Virada ODS, além de ações de grande porte da Prefeitura, como o Carnaval 2025, com presença já prevista para o Réveillon na Avenida Paulista.
A iniciativa faz parte do Protocolo Não Se Cale, política pública da Prefeitura de São Paulo voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher, que atua na prevenção, no atendimento humanizado e no encaminhamento adequado das vítimas.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Mulheres (CPM), é responsável pela formulação e execução de políticas públicas voltadas às mulheres da cidade de São Paulo, atuando de forma transversal em articulação com outros órgãos públicos.
A CPM coordena uma rede municipal de atendimento composta por 32 equipes especializadas, distribuídas em todas as regiões da cidade, com serviços 24 horas, em horário comercial e itinerante. A rede inclui casas de acolhimento, centros de referência, postos avançados em estações de metrô e terminais de ônibus, além da Unidade Móvel de Atendimento e da ampliação do serviço com a chegada de uma nova van, garantindo maior acesso à informação, ao acolhimento e à proteção, especialmente nos territórios mais distantes.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
