Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Foragido por assalto a mão armada é preso pela GCM após ser reconhecido pelo Smart Sampa
Um homem procurado pela Justiça por crimes de assalto à mão armada e falsidade ideológica foi preso pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo após ser identificado por câmeras do Smart Sampa, o maior sistema de videomonitoramento da América Latina. A prisão ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (29), enquanto o suspeito buscava atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila Prel, região do M’Boi Mirim, zona sul da capital.
As câmeras reconheceram o homem no momento em que ele entrou na unidade de saúde. A partir do alerta gerado pelo sistema, equipes da GCM foram acionadas e chegaram ao local em menos de seis minutos, realizando a abordagem de forma rápida e segura. O suspeito foi identificado como Diego Souza Batista, de 41 anos.
Durante a ação, chamou a atenção o fato de o homem utilizar boné, óculos escuros e blusa de moletom, apesar das altas temperaturas registradas na cidade. A vestimenta levantou a suspeita de tentativa de dificultar a identificação facial pelas câmeras, o que não impediu o reconhecimento pelo sistema.
De acordo com informações do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Batista possui antecedentes por roubo com uso de arma, em ao menos duas ocorrências, sendo uma delas com a participação de outros envolvidos. Ele também responde por crime de falsidade ideológica.
Sem oferecer resistência, o homem foi conduzido ao 37º Distrito Policial, no Campo Limpo, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Tecnologia a serviço da cidade
O Smart Sampa é o maior programa de videomonitoramento da América Latina e reúne 40 mil câmeras conectadas, sendo metade instaladas pela Prefeitura e metade por parceiros privados. O sistema utiliza inteligência artificial para reconhecimento facial, leitura de placas e identificação de situações suspeitas, ampliando a capacidade de resposta da cidade.
Somente em dezembro de 2025, a GCM prendeu 151 pessoas envolvidas em diferentes tipos de crime. Desde a implantação do programa, 2.566 foragidos da Justiça foram localizados e detidos, além da localização de 133 pessoas desaparecidas, reforçando o uso da tecnologia como aliada da segurança urbana e da proteção da população.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
